É o nome dado pelo psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung para a analise de personalidade do inconsciente humano, padrões de comportamentos determinados desde a infância.
"Arquétipos são figuras que todos nós temos em nosso imaginário, algumas desde crianças, outras criadas ao longo da vida, que dão verdadeiro sentido para todas as histórias que passamos de geração em geração e servem para colocar para fora tudo que existe em nosso inconsciente".
Carl Jung
O explorador também é conhecido com buscador, aventureiro, iconoclasta, andarilho, individualista, peregrino, descobridor, anti-herói, rebelde. Enquanto o Inocente espera ser capaz de viver no paraíso, o Explorador sai em busca de um mundo melhor. Motivados por um grande desejo de encontrar no mundo aquilo que se adpta às suas necessidades e esperanças, a jornada do Explorador é uma experiência ao mesmo tempo interna e externa.
Todo o gênero de relatos de viagens, contos de fada (como João e Maria), ficção científica (sobre a exploração do universo), histórias sobre a entrada na vida adulta, sobre emprego ou a cidade natal têm no Arquétipo do Explorador a matriz e razão de seu sucesso.
Este arquétipo tem forte argumentações, está sempre atento, estuda e analisa todos os seus interesses de compra, dificilmente será convencido do contrário de suas opiniões já estabelecidas, acima de tudo gosta de ser ouvido e elogiado.
Leve sempre na sua comunicação objetividade, não use o lúdico, use fatos reais e extraordinários, o arquétipo do explorador tem sempre como referência alguns ídolos, pessoas que tiveram sucesso, ícones. Identifique dentro de cada seguimento quais são as referencias e use para conquistar o seu valor.
Meta: experimentar uma vida melhor, mais autêntica, mais gratificante.
Maior medo: cair numa armadilha, conformidade, vazio interior, inexistência.
Estratégia: viajar, buscar e experimentar novas coisas, escapar das armadilhas e do tédio.
Dom: autonomia, ambição, capacidade de ser fiel à própria alma.
Lema: “Somos livres para ser você e eu”.
Os mitos acerca da existência de uma idade de ouro existem em praticamente todas as culturas. O Santo Graal aparecendo para os cavaleiros da Távola Redonda ou a Estrela de Belém, se revelando para os Três Reis Magos, anunciando a chegada do menino Jesus, são símbolos que sugerem que a felicidade pode ser encontrada por meio da pureza e da bondade. O arquétipo do Inocente vive em cada um de nós e quer viver nessa terra perfeita.
# Visão, valores e princípios claros.
# Oferecem uma resposta relativamente simples a um problema complexo.
# Preços moderados.
# Está associadas à bondade, à moralidade, à simplicidade, à nostalgia ou à infância.
# Tem funções associadas à limpeza, à saúde ou à virtude.
# Desejam se diferenciar de algum produto cuja imagem está manchada.